Como a dor nas costas impacta os sinistros no mundo.
A dor nas costas é uma das principais causas de incapacidade no mundo, afetando milhões de pessoas de todas as idades. Essa condição debilitante pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, limitando a capacidade de realizar atividades diárias e profissionais.
Estima-se que cerca de 80% da população mundial enfrentará dor nas costas em algum momento da vida.
A dor lombar é a principal causa de anos vividos com incapacidade (YLDs) em muitos países, de acordo com a Global Burden of Disease Study.
Impacto na Qualidade de Vida
A dor crônica nas costas pode levar à perda de mobilidade, depressão e redução da produtividade, afetando tanto a vida pessoal quanto profissional dos indivíduos.
A condição pode se tornar tão severa que muitos pacientes precisam de cuidados médicos contínuos e, em alguns casos, de intervenções cirúrgicas.
Custos e Sinistros
Nos Estados Unidos, os custos diretos com o tratamento da dor nas costas superam os 100 bilhões de dólares anuais. Esse valor inclui custos médicos, perda de produtividade e sinistros clínicos.
Em países em desenvolvimento, o impacto econômico da dor nas costas é igualmente preocupante, exacerbado por sistemas de saúde já sobrecarregados
Mulheres Sofrem Mais
Estudos indicam que as mulheres são mais propensas a sofrer de dor nas costas do que os homens, devido a fatores como gravidez, diferenças na estrutura esquelética e hormonal.
Além disso, a incidência de condições como a osteoporose, que pode causar fraturas vertebrais, é maior entre as mulheres.
Estilo de Vida: A Melhor Prevenção e Remédio
Manter um estilo de vida ativo, com exercícios regulares, é uma das formas mais eficazes de prevenir a dor nas costas. Fortalecer os músculos do core e praticar alongamentos regularmente pode ajudar a evitar lesões.
A adoção de práticas ergonômicas no ambiente de trabalho e em casa também é essencial para reduzir o risco de dor nas costas.
Leia mais em: https://revistalynx.com.br/dor-nas-costas-numero-1-para-gerar-incapacidade-e-sinistros-clinicos-globalmente/
Por* Fabiana Almeida
Referências:
American Heart Association. (2024). Recommendations for Physical Activity in Adults and Kids.
Massive study uncovers how much exercise is needed to live longer | American Medical Association (2024). Circulation Study.
Organização Mundial da Saúde. "Low back pain". Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/low-back-pain
Annals of the Rheumatic Diseases. "The global burden of low back pain: estimates from the Global Burden of Disease 2010 study". Disponível em: https://ard.bmj.com/content/early/recent
Comments