Mobile Health: A tecnologia a serviço da Longevidade Ativa

25/09/2020

Você sabe o que é mHealth?

Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que qualquer outra faixa etária e alcançará aproximadamente 1,2 bilhões em 2025. A Organização Mundial da Saúde adotou o termo "envelhecimento ativo" para ressaltar que envelhecer pode ser uma experiência positiva com oportunidades contínuas de saúde, participação no meio social e segurança.

Manter a autonomia e independência durante essa fase é uma meta fundamental e nesse sentido, tecnologias inovadoras de informação e comunicação, como mobile health - mHealth, podem desempenhar um papel significativo.

Changizi e Kaveh, 2017 apontam a eficácia da mHealth para melhorar os comportamentos de saúde, controlar condições já existentes e até mesmo mudar estilos de vida e reduzir os riscos de situações crônicas em idosos. Porém, a cognição, motivação, capacidade física e percepção ainda são barreiras que influenciam a aderência desses aplicativos.

Ainda assim, segundo Grand View Research, o mercado de aplicativos mHealth será avaliado em quase US$18 bilhões em 2025. Esta previsão aponta para o fortalecimento do uso de smartphones para saúde e o surgimento de novos desafios neste domínio.

Para Paiva et.al, 2020 os aplicativos de telemedicina, registros de informações de saúde do cliente, suporte à decisão de diagnóstico e tratamento e gerenciamento de medicamentos destacam-se devido a mudança na forma da coleta e armazenamento dos dados de saúde.

Apesar de ser uma área ainda em desenvolvimento, uma combinação que garanta qualidade, privacidade de dados e segurança, Data Mining e Machine Learning e configurações especializadas para o público idoso são a chave para a mudança no estilo de como cuidar da saúde, viver melhor e ter uma longevidade ativa.

A TechBalance, alinhada com a mais atuais vertentes de desenvolvimento em tecnologia, traz para vida cotidiana das pessoas, análise preditiva e proposta automática de tratamento para prevenção usando software e aprendizagem de dados. Conheça mais pelo e-mail: [email protected]

Referências:

Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde; OMS, 2005;

Paiva. O. V. J. Mobile applications for elderly healthcare: A systematic mapping. 2020 Jul 30;15(7):e0236091. doi: 10.1371/journal.pone.0236091. eCollection 2020. 

Changizi M e Kaveh M. H. Effectiveness of the mHealth technology in improvement of healthy behaviors in an elderly population - a systematic review. 2017 Nov 27;3:51. doi: 10.21037/mhealth.2017.08.06. eCollection 2017.